InícioInício  PortalPortal  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Login  

Compartilhe | 

[TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte
AutorMensagem
adriano_mg

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   Ter 14 Dez 2010, 14:08

LaercioLMB escreveu:
O melhor é comprar aquelas fonte AT usadas mesmo que tem a potência real mesmo.

Enfim meu pentium 100 vai ter utilidade! rs
Laercio, a fonte desse pentium 100 é das antigas AT.
saberia me dizer se a ligação dos fios para extrair os 12V é igual a das fotos ATX ? sao as mesmas cores? me parece q os conectores sao diferentes nas duas fontes...

abç

adriano_mg

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   Qua 15 Dez 2010, 09:51

já que o assunto é fonte alternativa, quem não tiver uma fonte de PC encostada ou não quiser ter o trabalho de montar essa do tuto, existe uma da Turnigy quase o mesmo preço de uma fonte de PC. Só nao tem a especificaçao da corrente de saída dela, mas deve ser o suficiente por ser especifica para aeromodelos e a fabricante ser a Turnigy.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-161720561-carregador-de-lipo-com-fonte-bivolt-acoplada-2-ou-3s-_JM
abç

floydbh

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   Qua 15 Dez 2010, 10:09

adriano_mg escreveu:
LaercioLMB escreveu:
O melhor é comprar aquelas fonte AT usadas mesmo que tem a potência real mesmo.

Enfim meu pentium 100 vai ter utilidade! rs
Laercio, a fonte desse pentium 100 é das antigas AT.
saberia me dizer se a ligação dos fios para extrair os 12V é igual a das fotos ATX ? sao as mesmas cores? me parece q os conectores sao diferentes nas duas fontes...

abç

no caso da sua fonte, use o este tutorial

floydbh

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   Qua 15 Dez 2010, 10:10

adriano_mg escreveu:
já que o assunto é fonte alternativa, quem não tiver uma fonte de PC encostada ou não quiser ter o trabalho de montar essa do tuto, existe uma da Turnigy quase o mesmo preço de uma fonte de PC. Só nao tem a especificaçao da corrente de saída dela, mas deve ser o suficiente por ser especifica para aeromodelos e a fabricante ser a Turnigy.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-161720561-carregador-de-lipo-com-fonte-bivolt-acoplada-2-ou-3s-_JM
abç

isso não é fonte, é um carregador de baterias LiPo 2-3S apenas!

Ele serve apenas para carregar estes dois tipos de baterias e é bem demorado!!!

adriano_mg

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   Qua 15 Dez 2010, 10:27

floydbh escreveu:
adriano_mg escreveu:
abç

isso não é fonte, é um carregador de baterias LiPo 2-3S apenas!

Ele serve apenas para carregar estes dois tipos de baterias e é bem demorado!!!

tu tem razao!
segue como alternativa pra quem quiser carregar as baterias usando as tomadas de casa ao invez de plugar na bateria do carro
Wink

adriano_mg

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   Qua 15 Dez 2010, 16:11

apenas para info....conforme o vendedor esse carregador Turnigy para tomada 110/220V tem 5A na saída.

floydbh

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   Qui 16 Dez 2010, 07:23

adriano_mg (Qua 15 Dez 2010, 17:11) escreveu:
apenas para info....conforme o vendedor esse carregador Turnigy para tomada 110/220V tem 5A na saída.

hahahahahahahaahahhahahaahha

pode até ser "bi-volt" (multi tensão) mas 5A .... hahahhhhahhaha... essa porcaria não passa de 800mA de carga!!!

e não existe saída, já que, como eu disse ante, isso NÃO É UMA FONTE!

adriano_mg

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   Qui 16 Dez 2010, 16:21

floydbh escreveu:
adriano_mg (Qua 15 Dez 2010, 17:11) escreveu:

hahahahahahahaahahhahahaahha

pode até ser "bi-volt" (multi tensão) mas 5A .... hahahhhhahhaha... essa porcaria não passa de 800mA de carga!!!

e não existe saída, já que, como eu disse ante, isso NÃO É UMA FONTE!

deixa ele tentar vender o peixe dele uai...rs

eu montei a minha, acabei fazendo com uma fonte ATX, descobri duas que tavam paradas em casa em cima do guarda-roupas Shocked
parece que ficou boa!! sem a carga de 10 Ohms 10W eu tinha 10,96 VCC na saída. Com a carga a tensao estabilizou em 11,67 VCC; acho que é o suficiente. A corrente, apenas com essa resistencia na saída 5V estava em 0,49A. Na etiqueta da fonte marca saída de 4 a 7A ... mas acho que tá meio mintiroso isso...rs. Vou medir depois a corrente com o carregador plugado nos 12V.
Infelizmente eu só tinha 2 bornes, 1 ficou pro terra e o outro pro 12V, e atrás da fonte tem uma tomada AC entao eu dissoldei os fios que estavam e soldei 12V nela tambem. Acho que os 5V por enquanto nao me farao falta mas assim que der pra pegar mais 2 bornes vou colocar 1 pro 5V e 1 pro 3,3V.
Eu tinha uns leds de superbrilho que sao exatamente 3,3V entao puxei um fio laranja pra ele e ficou linda a fonte. o led é tao forte que serve de lampada! Laughing
E tambem coloquei uma chave liga/desliga.
Bahhh soh faltou uma saída USB pra 5V mas ia dar trabalho pra tirar duma placa-mae velha aki entao deixei quieto por hoje, mas pra proxima vou incluir essa saida nela.
Tirei bastante foto. depois vou dar uma lida como q faz pra postar.
falows

Última edição por adriano_mg em Qui 16 Dez 2010, 21:35, editado 1 vez(es)

leandro.ifpb

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   Qui 16 Dez 2010, 20:13

é... não esquece de postar ADRIANO...
to na espera

adriano_mg

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   Sex 17 Dez 2010, 08:01

Corrente nos 5V - apenas com a carga de 10 Ohms para estabilização de voltagem: 0,49 A
Corrente nos 12V com carregador e bateria: 0,20 ~ 0,28 A
minha bateria já está carregada, nao sei se isso faz diferença. Vou mensurar num dia que estiver zerada pra ver qt dá.

adriano_mg

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   Sex 17 Dez 2010, 21:42

up!

agora com 2 saidas usb 5.0 affraid e pintadinha com azul automotivo Shocked
hauAHUahUHAUhaUHA lol!

MisticRaider

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   Sab 18 Dez 2010, 08:40

Oi a todos...

Depois de ler deixo foto da minha fonte modificada onde tenho saida de 3v... 5v... 12v... :

Cumprimentos

adriano_mg

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   Sab 18 Dez 2010, 08:43

MisticRaider escreveu:
Oi a todos...

Depois de ler deixo foto da minha fonte modificada onde tenho saida de 3v... 5v... 12v... :

Cumprimentos

parabens MisticRaider! ficou mto bem feita!!

Manoel-SC

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   Qui 24 Mar 2011, 22:15

LaercioLMB escreveu:
Algo muito bom que serve para deixar a fonte de PC com todo o desempenho, como estaremos usando uma carga alta tipo uns 10A mais ou menos, recomendo usar pelo menos 2 dos fios amarelos (12V) e dois dos pretos (negativo ou neutro) para os bornes ou plug, para que somente aqueles fios originais não sirvam de resistência na hora de carregar uma bateria a 5A por exemplo ou colocar fios mais grossos.
Outra coisa que deve ser feita para o bom desempenho pois dependendo da bateria a ser carregada o carregador pode dar a mensagem de input error, as fontes de PC só estabilizam se tiver carga na tensão de 5V, se não tiver nada ligado ali a fonte não irá estabilizar e a tensão nos 12V pode cair abaixo de 10V e o carregador dá a mensagem de input error.
Para evitar isso, tem obrigatóriamente que colocar uma carga nos 5V da fonte e isso pode ser feito colocando um resistor de fio de 10 Ohms por 10 Watts ligado nos fio dos 5V e o neutro, assim irá simular algo ligado nos 5V e a fonte irá estabilizar tudo, inclusive os 12V e a tensão de 12V não irá mais cair.
Quando fiz a minha primeira fonte, achei que era bobagem colocar esse resistor até quando fui fazer uma carga de 2C em uma bateria de 2200mA e o carregador deu erro, baixei para 1,5C e a mesma coisa, coloquei o resistor e carrego a 5C sem problemas.

Só complementando, os fio usados em Fontes de PC geralmente são de Bitola 22AWG cada perna de fio 22AWG suporta até 7A de corrente, o ideal e usar pelo menos 5 pernas assim o cabo suporta um pouco mais do que o máximo da fonte geralmente +-33A para fontes de 400W ( 5 pernas do amarelo e 5 do preto )

wendinho

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   Dom 10 Abr 2011, 07:47

Vou deixar aqui meus parabens ao Sancler, tutorial muito bom.
Consigui fazer a minha, mesmo não manjando nada de eletronica.

Pra vcs terem uma ideia comprei um multimetro e não sabia nem mexer nele. kkkk

LIVIO CARDOSO

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   Qui 14 Abr 2011, 13:28

Olha, fiz esta fonte seguindo todos os passos descritos, aproveitando uma de 250W 10A de uma antigo computador 486 e está funcionado perfeitamente. Já testei, liguei meu carregador ACCUCEL 6, com 4 baterias pra carregar a 6A. Bem ela ficou tinindo. Ia gastar uns R$ 140,00 pra comprar uma fonte de 10A por aqui. Gastei só R$ 3,30 pra comprar um resistor de 10R 20W (coloquei de 20 watts) nos 5v da fonte, pra simular a carga, pra que não desarme. Valeu aí moçada!!!

Skyhawk

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   Qua 11 Maio 2011, 08:11

Gostei muito deste tutorial. Parabéns Sancler e a todos os participantes! Semana passada precisei fazer uma fonte para um amigo e para relembrar algumas dicas procurei varios tutorias na internet à respeito do assunto. Também li aqui que alguns estão com problemas relativamente simples de solucionar. Parte destes problemas vocês irão resolver com o tutorial que o Sr. Floydbh postou aqui, retirado do site E-voo. Para os que procuram realizar o projeto apartir de fontes usadas, aconselho procurar os modelos feitos para processadores Pentium 4. Nesta época os processadores dissipavam muitos Watts e foi quando apareceu nas fontes ATX a expressão "Watts Reais". Não era qualquer fonte que conseguia alimentar esses processadores, alias alimentam, porque existem muitos ainda "rodando". Para os que precisarem de maiores informações, estarei a disposição.
Abraços e boa leitura a todos!!!

Obs: Cuidado! O tutorial citado acima contém alguns erros, mas serve de base para um grande projeto!

gmenegaz

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   Qua 18 Maio 2011, 13:45

Em vez de colocar uma resistencia, que em alguns locais é mais dificil, eu coloquei outro cooler de fonte nos 5V, que tem um consumo de 0,37A em 5V, ficou show de bola, alem de manter a fonte mais fria, nem precisou sair atraz de um resistor.

makoly

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   Sex 17 Fev 2012, 19:51

pessoal eu sei que o post ta um pouco antigo, mas eu so consegui comprar 2 resistores de 10 ohms por 5 watts. Se eu ligar eles em paralelo posso usar na fonte, por que fica 5 ohms e 10 watts, ou se eu colocar em serie para dar 20 ohms e 5 watts fica melhor??

Rafael

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   Qua 22 Fev 2012, 17:28

Boa Tarde...
Ja fiz uma fonte como explica o tutorial e deu tudo certo...
Porem hoje fiz uma nova e quando eu ligo fonte ela fica ligada por uns 5 segundo e desliga a fonte...
O que eu faço???

[TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 8 de 9Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Tópicos similares

-
» [TUTORIAL]CLASSES
» TUTORIAL JOIA DO PODER
» Tutorial: Clan Hall
» Tutorial: Scene Hair com Gillette.
» [tutorial]Trocar lâmpada da Burgman - parte 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
  :: Eletrônica :: Construção, Review, Dicas e Tutoriais-
Fórum grátis | © phpBB | Fórum grátis de ajuda | Assinalar uma queixa | Criar um fórum